Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

30.Out.16

Pai, a viagem ainda agora começou

pai-a-viagem-ainda-agora-comecou.png

Terminou a viagem alucinante dos Blogs do Ano. Foi mais de um mês de iniciativa que tornou este cantinho de histórias mais conhecido. No momento em que recebi o telefonema da Media Capital a anunciar que “O melhor Pai do Mundo” estava nomeado, perguntei-me várias vezes quais tinham sido as verdadeiras razões. Era sem dúvida o blog com a mais pequena comunidade de seguidores, um dos mais recentes com cerca de um ano e meio de existência e, a razão mais evidente, o que fazia um Pai num mundo de Mães bloggers.

Com cada vez mais contactos e seguidores, comecei a perceber que talvez a razão mais forte foi dar a conhecer a perspetiva do Pai, um olhar masculino sobre o mundo da parentalidade. A simplicidade das minhas histórias cativou Pais e sobretudo Mães, aguçou a curiosidade de muitos que quiseram conhecer melhor o que me leva a partilhar experiências. Tive o mediatismo que nunca sonhei ter e acredito que esta viagem ainda está a começar.

Voltando à iniciativa Blogs do Ano, tenho agora a noção que fui um nomeado prematuro, com um blog em fase de crescimento, a dar os seus primeiros passos. Concorri com três Mães bloggers que são uma referência, com percursos mais ricos que o meu e, acima de tudo, com uma rede de cobertura que lhes confere a visibilidade que um projeto deste cariz precisa. Isto é fruto do trabalho e da dedicação, mas também do talento que é preciso para poder cativar tantas pessoas.

Confesso que tinha uma secreta (e pequenina) esperança na vitória. Seria uma grande surpresa, talvez a maior se tal tivesse acontecido. Ganhou quem mereceu, quem eu tinha apontado como favorita desde o primeiro dia. O blog Cocó na Fralda está na ribalta da blogosfera há muito anos e isto confere-lhe um estatuto difícil de bater. Os meus sinceros parabéns à autora e a todas as pessoas que contribuem para o projeto.

Blogs do Ano - Entrega Prémios
Finalmente, gostaria de destacar os momentos mais marcantes desta viagem e que ficarão na minha memória como o primeiro passo para tornar este espaço uma referência junto de Pais e Mães para que estes possam sentir que a missão de serem Pais é, de facto, o melhor da nossa vida.

Os 5 factos mais marcantes da iniciativa Blogs do Ano:

1. Afinal quem é "O melhor Pai do Mundo"
A curiosidade que a nomeação suscitou foi surpreendente. Nos primeiros dias após terem sido divulgados os nomeados, recebi milhares de visitas por dia no blog e o número de seguidores nas redes sociais multiplicaram-se.

Blogs do Ano - Entrega de Prémios
2. A unanimidade na escolha do Júri
Foi-me confidenciado pela organização que quando o Júri se reuniu para escolher os nomeados e chegada a categoria família, o voto no blog O melhor Pai do Mundo foi unanime. A presença de um Pai numa lista de Mães contribuiu certamente para este voto. Pelas personalidades que fizeram parte desta votação, torna este facto como um dos mais relevantes.

3. As pessoas por detrás dos blogs
Muitos dos bloggers nomeados não dão a cara. As suas palavras são a sua marca e a sua presença é dispensável. Porém, perante uma nomeação como esta, seria quase impossível preservar o anonimato. Para além de me ter dado a conhecer, tive oportunidade de conviver com pessoas que também partilham a sua experiência com milhares de seguidores.

4. A menção na apresentação da categoria família
Na cerimónia de entrega dos prémios, apresentada pelo jornalista José Alberto Carvalho, cada categoria tinha uma introdução escrita pelo guionista João Quadros. No meio de toda a expectativa e nervosismo, consegui reparar que o texto foi inspirado no meu artigo “Pai, pede a senha do wifi” como que a comprovar que a parentalidade mudou muito nos últimos anos e prova disso são os blogs sobre o tema que inspiram milhares de Pais.

Blogs do Ano - Entrega de Prémios
5. Os Pais e Mães (Avós, Tios, Padrinhos, …) que seguem as minhas histórias
Qualquer blogger gosta de saber que as pessoas estão a ler as suas histórias e, claro que, não fujo à regra. Receber comentários de Pais e Mães que se revêm naquilo que escrevo e que até partilham com outras pessoas. Tive declarações de descoberta, de surpresa, de carinho, de amor, votos de confiança, dúvidas e incertezas. Todas estas declarações tiveram e continuarão a ter resposta.

Blogs do Ano - Entrega de Prémios
Agora que já conhecem as minhas histórias, fica a promessa para mais e melhor. São muitas as ideias que tenho para fazer crescer este espaço. Conto com cada Pai e com cada Mãe para chamarem mais pessoas e para contribuírem para que O melhor Pai do Mundo esteja, daqui a uns tempos, num patamar diferente, mais elevado, mais próximo e cada vez mais relevante para inspirar aqueles que estão a educar as próximas gerações.

Esta viagem é dedicada a todos os Pais e Mães que me continuam a inspirar...

O Pai

P.S.: uma das entrevistas mais divertidas que dei durante esta iniciativa aconteceu na Digital Rock Stars Party no CCB em Lisboa, onde o também nortenho Alexandre Santos tentou apanhar os bloggers distraídos. Vejam o que O melhor Pai do Mundo ensinou a um rapaz de 26 anos...

A gala de entrega de prémios pode ser vista na íntegra em TVIplayer (clique aqui)