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O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

12.Out.16

Pai, como estão as tuas costas?

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Li num artigo que uma das consequências de uma vida sedentária são as dores nas costas. A minha vida é sedentária, passo muitas horas sentado mas tento fazer exercício físico duas a três vezes por semana.

Quando olho ao espelho não fico envergonhado com o meu Dad Bod (leia o meu artigo "Pai, tu és mesmo forte"). Barriguinha q.b., barba de uma semana e um ou outro músculo no sítio. Mas de facto, as minhas costas são o meu ponto fraco. Volta e meia fico parado agarrado à zona lombar.

As exigências físicas de ser Pai, obrigam-nos a ter alguns cuidados com a forma física. Jogar à bola, correr no parque, andar de bicicleta, são as atividades mais frequentes por estes lados. Quando as dores nas costas atacam, surge logo um "Pai, oh não, agora vais ter de parar!". E paro, uns dois ou três dias para recuperar, quando corre bem.

Descobri um artigo fantástico que nos propõe vários alongamentos para fazermos em sete minutos. Estes exercícios irão ajudar-me a prevenir as dores e evitar paragens forçadas. Aqui ficam as ilustrações (como não sou técnico e a fonte está em português do Brasil, desculpem se algum termo não está correto).

1. Esticar o tendão do jarrete no chão

Mantenha a posição por 30 segundos, duas vezes para cada perna.
Mantenha a posição por 30 segundos, duas vezes para cada perna.

2. Alongamento do joelho ao peito

Mantenha a posição por 20 segundos para cada perna duas vezes.
Mantenha a posição por 20 segundos para cada perna duas vezes.

3. Alongamento espinal

Mantenha a posição por 20 segundos e repita no outro joelho. Faça isso quantas vezes quiser, mas não exagere.
Mantenha a posição por 20 segundos e repita no outro joelho. Faça isso quantas vezes quiser, mas não exagere.

4. O alongamento piriforme

Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.
Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.

5. O alongamento do flexor do quadril
Mantenha a posição por 30 segundos , em seguida troque e repita.
Mantenha a posição por 30 segundos , em seguida troque e repita.

6. O alongamento deitado do quadríceps
Mantenha a posição por 30 segundos em cada lado. Faça duas vezes em cada lado.
Mantenha a posição por 30 segundos em cada lado. Faça duas vezes em cada lado.

7. O alongamento total das costas

Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, tente o seguinte:
Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, tente o seguinte:
Mantenha a posição por 10 segundos em ambos os lados.
Mantenha a posição por 10 segundos em ambos os lados.

Quem experimentar que comente os resultados. Estou curioso.

O Pai