Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

23.Fev.17

Pai, és o homem em destaque da revista Activa

pai-es-o-homem-em-destaque-da-revista-activa.png

Mais um momento marcante na vida do blog “O melhor Pai do Mundo”. Ser o homem em destaque da revista Activa do mês de março é um grande orgulho e, sem dúvida, que mais um reconhecimento que a mensagem do Pai é interessante e tem feito o seu caminho, influenciando cada vez mais Pais e Mães.

 

 
O convite foi feito pela jornalista Rosália Costa que fez algumas perguntas bem interessante ao Pai. Aqui ficam as respostas completas:
 
Quando decidiu criar o blog? Como surgiu a ideia?
Escrever é uma das coisas que mais gosto de fazer e costumo escrever sobre episódios da minha vida, experiências, viagens, conquistas ou frustrações. Quando fui Pai, registei esse momento numa pequena história e, ao contrário dos outros episódios, resolvi partilhar com a minha família e amigos mais próximos. Pelas reações, pelo que sinto quando releio esse texto, achei que, com um ou outro ajuste poderia partilhar as minhas experiências com outros Pais. Reuni uns primeiros esboços e decidi mostrar as minhas histórias ao Mundo na forma de blog.
 
Porquê o nome “O Melhor Pai do Mundo”?
Pensei num nome que representasse muito para os Pais, algo que todos os Pais gostam de ouvir. Como acredito que cada Pai é o melhor do Mundo para os seus filhos, estava encontrado o nome. Acaba por ser também uma homenagem a todos os Pais que me inspiram e que amam os seus filhos. Até pode parecer um pouco pretensioso, mas a ideia é mesmo essa. Eu gosto de ouvir um Pai que me escreve e diz “Eu é que sou o melhor Pai do Mundo” ou uma Mãe que me diz “O melhor Pai do Mundo mora lá em casa”.
 

foto-revista-activa-marco.png

 
A grande maioria dos seus seguidores são pais? Qual foi a mensagem mais engraçada que lhe enviaram?
São Pais com letra maiúscula o que inclui Pais (homens) e Mães. As Mães até estão em maioria nos meus seguidores, gostam de espreitar a perspetiva do Pai. E a mensagem mais engraçada tem a ver com isso. Escreveu-me uma Mãe depois de ler a minha história “Pai, adoro viajar” a dizer que eu não referi que roupa é que deveríamos levar na viagem e isso é uma grande preocupação. De facto, não falei da roupa e claro que é uma preocupação. Eu respondi que ainda bem que isto da parentalidade é um jogo de equipa, porque enquanto o Pai, neste caso da minha história, organizou a viagem, a Mãe não deixou escapar outros pormenores.
 
Qual foi a história que escreveu com mais sucesso? Porquê?
Talvez a “Pai, tu és o meu melhor amigo”. Escrevi sobre o papel do Pai como educador, tutor e como amigo, como eu defendo que deve ser. É uma curta história sobre mim, sobre as minhas virtudes e os meus defeitos e como isto é aceite pelo meu filho. Julgo que por ser uma questão transversal a muitos Pais e Mães teve (e tem) muitas leituras.
 
Das frases inspiradoras que publica no blog, qual é a sua favorita?
Já perdi a conta a quantas frases já publiquei. Publico desde o início do blog e sempre às segundas-feiras de manhã para que todos os Pais que me seguem no Facebook e no Instagram comecem a semana inspirados. Em vez de eu escolher uma frase, vou mencionar a que teve mais sucesso: "Um homem rico é aquele que os seus filhos correm para os seus braços, mesmo tendo as suas mãos vazias."
 
Frase que o filho lhe disse e nunca mais vai esquecer
As crianças não têm filtros e são muito genuínas, por isso uma frase dita por eles é sentida. Ouvir “Pai, amo-te muito” ou “Pai, és meu amigo” são frases que enchem o coração, contudo a minha preferida veio com um pedido: “Pai, dá-me um abraço apertado”. Não me explicou o porquê do pedido mas estivemos uns segundos largos bem agarradinhos.
 
Qual foi a pergunta mais engraçada que o seu filho já lhe fez?
Há duas e completamente diferentes. A primeira foi uma conclusão a que chegou e quis partilhar com o Pais: “Pai, eu acho que tu e a Mãe são namorados”, perguntei porquê e ele respondeu “Andam sempre juntos, dão beijinhos na boca…isso é ser namorados, não é?”. A outra foi quando quis saber o que são palavrões, por isso, disse-me “Pai, isto… (e disse uns 6 palavrões seguidos) são asneiras que não podemos dizer, pois não?”. Lembro-me que fiquei uns segundos a digerir e depois lá respondi que se ele disser aquelas palavras, as pessoas que as ouvirem não vou gostar. Claro que este episódio deu origem a uma história no blog!
 

o-pai-na-revista-activa-marco.png

 
Qual foi o momento mais assustador como pai?
Sem querer falar em doenças e tudo o que está relacionado com a saúde, o momento mais assustador para qualquer Pai (e eu não fugi à regra) foi quando a enfermeira parteira me disse “Pegue no seu filho”, quase como um “Agora é consigo, já sabe o que tem de fazer.” Esta afirmação, que poderia bem ser uma pergunta, é muito assustadora. Gosto de uma frase que diz que os filhos são o coração que vive fora do corpo dos Pais.
 
Um erro que todos os pais cometem.
Achar que algum dia o seu filho ou filha ao seguir o seu próprio caminho faz com que o Pai descanse da sua missão. Pai é para sempre. Acaba por não ser um erro mas é uma falsa expetativa. Erro é ter um filho e não aproveitar para ser Pai, felizmente há cada vez menos homens a fazê-lo. O que todos acham e está errado? Que não sabem ou não estão preparados para serem Pais. Sabem, porque só têm de seguir o seu instinto, o resto aparece. É a natureza a funcionar.
 
Qual é o melhor programa em família num fim de semana?
Começar com um belo pequeno-almoço todos juntos (que durante a semana é difícil) e aí planear o que fazer a seguir. Normalmente passa por dar um passeio junto ao mar, por exemplo. Depois voltar à cidade e experimentar sítios novos para lanchar ou jantar. Se isto acontecer no sábado, no domingo gostamos de ficar em casa, ou vice-versa. Um dia inteiro em casa, às vezes sem tirar o pijama, também é um programa perfeito.
 
Qual é o prato favorito de toda a família?
Há uma massa que eu faço que todos gostamos. Chamo-lhe a massa Tutti, porque mistura umas salsichas, a uns cogumelos, milho e pedacinhos de fiambre. Cozo a massa, junto-lhe um molho pesto e com tudo misturado está pronta a comer. Não é nada de especial, mas fica muito boa, por acaso.
 
Um ritual que tem com o seu filho
Ler ou inventar uma história antes de adormecer. Os livros são uma paixão, andamos sempre à procura do próximo. São duas páginas, às vezes menos porque o sono aparece primeiro de eu conseguir acabar de ler. Quando não há livro, invento uma história onde o personagem principal é...um menino (descobre logo que é sobre ele).
 
Qual é a melhor parte de ser pai?
É sermos nós próprios e receber amor de várias formas. É o nosso nome mudar para sempre. É lutar todos os dias com um objetivo e acreditar que estamos a formar uma boa pessoa que, desde o seu primeiro segundo de vida, já deixou a sua marca no Mundo. É este caminho que quero acompanhar muito de perto.
 

capa-revista-activa-marco.png

 
Qual é o maior desafio de ser pai?
Ser Pai não é sempre maravilhoso e cheio de amor, tem desafios muito sérios e decisões às vezes ingratas. Conseguir equilibrar estes dois mundos é um grande desafio, sem dúvida.
 
Maior elogio que o seu filho já lhe deu
“Pai, és o melhor Pai do Mundo"
 
Quando sai de casa com o seu filho o que leva sempre?
Lista da Mãe: água, bolachas, casaco, boné… Lista do Pai: bola. Ser Pai de rapaz tem destas coisas.
 
Qual foi o filme mais visto lá em casa?
Só vou contar os que já vimos mais de 25 vezes. O "Gru Maldisposto 2” e o “Hotel Transilvânia 2”. Há uma tendência para sequelas, por acaso.
 
Viagem de sonho em família
Em cada ano tentamos planear uma viagem para fora de Portugal. Não é bem de sonho, ou então mudamos o sonho todos os anos. O próximo destino, para o qual estamos arduamente a encher um porquinho mealheiro, é Londres.
 
 
Espero que tenham gostado!
 
O Pai