Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

10.Ago.17

Pai, esta história é só para Pais

pai-esta-historia-e-so-para-pais.png

AVISO: Esta história é só para Pais (homens). Mães, por favor não leiam, porque a conversa será de homem para homem.

 

Parece que os Pais (homens) deste mundo precisam de ser espicaçados, abanados na sua existência, acordados com abanões. Dão a sensação que têm um botão on-off e que se ligam apenas quando é preciso!

 
“O Pai do meu filho é excelente, até sabe mudar fraldas!”
 
As nossas competências são diminuídas ao “até sabe” ou o “até ajuda” e ficamos todos orgulhosos?
 
Homens que já são Pais, façam neste momento uma pequena reflexão sobre a vossa vida, sobre como tudo mudou a partir daquele momento em que nasceu o vosso filho. Questionem-se sobre se estão a deixar de lado momentos que os filhos vos oferecem todos os dias.
 
Ninguém quer viver de arrependimentos, pensar um dia que podiam ter feito e não fizeram, podiam ter estado e não estiveram. Façam, estejam, vivam o crescimento dos vossos filhos como se cada momento fosse único. E na verdade são!!
 
A vida de Pai não é um mar de rosas, tem inúmeros desafios, grandes dificuldades, frustrações e a vontade de por vezes gritar e libertar a pressão.
 
Assumam-se Pais a tempo inteiro, mesmo tendo em conta que não podem estar todo o tempo com os vossos filhos, embora fosse esse o desejo. Coloquem bem no topo das vossas prioridades a educação dos vossos filhos, acima de trabalho, acima de objetivos profissionais. Os filhos não nos pedem muito, nós é que sobrevalorizamos. Eles não nos pedem brinquedos caros, um carro melhor, as melhores sapatilhas ou roupa de marca.
 
Temos de pensar que os nossos filhos não vão ter sempre 1, 4 ou 7 anos. O tempo passa e cada fase é um degrau que nos faz melhores Pais. Não podemos nem queremos subir depressa de mais, cada fase tem o seu tempo.
 
Valorizem o papel do Pai, demonstrem a novos Pais que o caminho nem sempre é fácil, exige muito de nós, coloca à prova a nossa relação, mas que, no final de cada dia, é muito mais aquilo que recebemos do que aquilo que damos.
 
Mães que resolveram ficar a ler, o vosso papel é fundamental para termos cada vez melhores Pais. Dar-lhes espaço, dar-lhes oportunidades para poderem fazer as coisas à sua maneira, nem sempre acertada, mas com margem para melhorar. Devem ter consciência que a nossa genética é diferente, nós somos bons numas coisas e vocês noutras, assumam isto e joguem em equipa.
 
Nós Pais não temos o privilégio de carregar um filho 9 meses, não construímos uma ligação tão forte como a vossa, mas queremos estar ali, no momento certo, para sermos Pais. A nossa ligação constrói-se e precisamos de vocês para sermos melhores, para ouvirmos…
 
“Pai, tu és o melhor Pai do Mundo”
 
O Pai