Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

29.Jun.17

Pai, faltaste à reunião de Pais

pai-faltaste-a-reuniao-de-pais.png

Sempre pautei o meu conceito de ser Pai com uma presença ativa em todos os momentos da vida escolar do meu filho. Fiz questão de estar presente em todos, com muito esforço e algumas vezes com prejuízo da minha vida profissional.

Desta vez não consegui. Estava a umas centenas de km de distância e não iria conseguir, de forma nenhuma, estar à hora marcada para assistir à última reunião do ano.

 
Culpo-me por esta falha, mais até do que o meu filho que nem sequer está na reunião e na cabeça dele tudo o que se passa na escola os Pais sabem pela professora. É frequente ouvir perguntar “Pai, recebeste o email da professora a contar que fizemos asneiras?” Ele acha que nós sabemos de tudo o que se passa na escola!!
 
No meu ideal de Pai, nunca um compromisso profissional se deveria intrometer, nem ser a prioridade. Ir à reunião de pais ou ir ao compromisso profissional? Isto não deveria ser uma questão. Eu sei que o mundo não é perfeito e que estamos formatados para trabalhar, trabalhar, nos tempos "livres" tratar dos nossos filhos e se sobrar tempo tratar de nós.
 
De que é que nos servem os ideais? A única inveja que sinto na vida é ver Pais e Mães que não têm de decidir entre ir a uma reunião de trabalho ou ir buscar os filhos à escola. Melhor, inveja é uma palavra muito forte, ponho noutra perspetiva: e que tal se o meu objetivo de vida for, um dia, não ter de decidir entre um compromisso profissional e uma reunião de pais na escola? Bem melhor!
 
A minha intenção não é deixar de trabalhar. Para além da questão financeira, trabalhar ajuda-nos a estar ativos, a aprender, a ter motivação extra para conquistar coisas novas.
 
Nós já somos os melhores Pais que conseguimos ser. 
Já fazemos ginástica acrobática para nos dividirmos entre todas as solicitações.
Somos Pais que assumimos que a nossa prioridade são os filhos.
Acreditamos que educar um filho é o melhor que a vida nos proporciona.
 

Então, de que é que estamos à espera? 

 
Vamos mudar o caminho das coisas, o trabalho é indispensável mas há coisas mais importantes na vida. Vamos lutar por um equilíbrio. Vamos ter como objetivo nunca ter de decidir entre um evento com os filhos ou uma reunião de trabalho. Vamos a isso!
 
O Pai
 
P.S.: vá lá, deixem-me a sonhar…!