Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

16.Nov.16

Pai, já sei escrever Mãe e Pai

pai-ja-sei-escrever-mae-e-pai.png

Pai: Como correu a escola, hoje?
Filho: Bem.Pai: O que fizeste?
Filho: Coisas normais.


Quantas vezes já teve uma conversa deste género em que os nossos nervos como Pais são testados ao limite? Não sei como é desse lado, mas aqui em casa estas conversas sobre a Escola são muito telegráficas, a exceção surge quando não são os Pais a perguntar.

Há tanta coisa que nós queremos saber, mas só conseguimos "arrancar" pequenas coisas. Claro que acompanhamos de perto os TPC, os cadernos e sempre que possível pedimos feedback à professora, mas a boca daquele rapazinho é um túmulo.

Mas esperem! Um dia destes disse-nos que tinha uma novidade para nos contar e que ia fazê-lo ao jantar. Ok, ficamos em pulgas e pensar em mil e uma coisas possíveis: portou-se mal e levou um raspanete da professora, não gostou do almoço e fez birra ou trocou alguns cromos com os amigos...os nossos processadores estavam a bater no vermelho.

Foi assim: "Quero mostrar-vos que já sei escrever Mãe e Pai". Ficamos em silêncio uns segundos a olhar um para o outro. Uau! Respondemos "Claro que queremos ver". O pequeno pegou num papel, pediu uma caneta e de forma decidida fez isto:

pai-ja-sei-escrever-mae-e-pai-foto1
Aquele momento respondeu a quase todas as perguntas que normalmente ficam por responder. Deu-nos a certeza que há ali felicidade em aprender, orgulho nosso e dele por gostar da escola, espírito crítico por demonstrar que mesmo tendo conseguido fazer bem, quer fazer melhor.Pai, já sei escrever Mãe e Pai - Foto 2
Quando menos esperamos surgem estes doces, estas doses de oxigénio que nos permitem libertar um bocadinho o coração apertado por não sabermos em tempo real como estão as coisas.

O Pai