Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

28.Jul.17

Pai, leva-me a um museu

pai-leva-me-a-um-museu.png

Até há bem pouco tempo não sabia qual a altura certa para levar o meu filho a um museu. Nós sempre gostamos de conhecer os museus por todos os sítios que passamos em solteiros e continuamos a ir mesmo sabendo que o mais pequeno ainda não tirava partido da experiência.

 
Estar em contacto com a cultura e a história do nosso mundo é algo com muito valor. Levar uma criança a perceber o que é a arte, o que motiva um artista a expor as suas obras e perceber que este é um conhecimento muito importante para o seu desenvolvimento.
 

Eu prefiro os museus de arte contemporânea. Sou um fã, desde os meus tempos de estudante de artes, da Pop Art, da sua excentricidade e sobretudo pela representação, sempre muito colorida, de coisas mundanas. A Mãe gosta mais de história, de descobrir como era a vida dos nossos antepassados e perceber como chegamos aqui.

 
Esta mistura é fantástica para o nosso filho que acaba por beneficiar destes gostos dos Pais e usufruir do nosso entusiasmo. Recentemente visitamos dois museus em dias seguidos. No primeiro dia fomos a uma exposição de arquitectura, que retratava o que seria uma cidade ideal e apresentava algumas utopias. O miúdo ficou maravilhado, aquilo desafiava-lhe a imaginação, era muito diferente do que estamos habituados a ver. “Pai, vamos viver em casas construídas em cima da água?”. Outra parte tinha uns óculos de realidade virtual que mostrava um ambiente imaginário de uma cidade rodeada pela natureza. “Pai, estou a ver uma casa na árvore”.
 

pai-leva-me-a-um-museu-foto2.png

 
No dia seguinte fomos a um dos monumentos mais importantes do nosso país, o Mosteiro dos Jerónimos. Um local cheio de história, imponente e com muitas marcas da vida da monarquia. “Mãe, era aqui que o Rei almoçava?” perguntava ele ao entrar no refeitório, uma sala enorme para os banquetes reais.
 
Ainda nos Jerónimos, deparámo-nos com o túmulo de Camões. Explicar à criança que ali estão guardados os restos mortais do maior poeta português não é fácil. Mas lá conseguimos, através de uma pequena história, explicar a importância deste homem para o nosso país e sobretudo para a língua portuguesa.
 

pai-leva-me-a-um-museu-foto1.png

 
Gosto muito de mostrar cultura ao meu filho. Adoro vê-lo interessar-se e a fazer perguntas. Seja arte contemporânea, sejam locais históricos, o importante é por as crianças a viver estas experiências, para além de as marcar para sempre, incute-lhes um gosto saudável.
 
Já estamos a planear a nossa próxima visita. Provavelmente será no primeiro domingo do mês. Sabem porquê? A entrada na maioria dos museus é gratuita no primeiro domingo de cada mês e normalmente estão fechados às segundas-feiras. Fica a dica.
 
O Pai

--ATUALIZAÇÃO--
Desde 1 de julho de 2017 que alguns museus são gratuitos em TODOS os domigos e feriados. Confira a lista aqui.

8 comentários

Comentar post