Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

06.Nov.16

Pai, não quero dormir

pai-nao-quero-dormir.png

Recentemente a minha família cresceu. Um priminho (felicidades aos papás) que vem aumentar ainda mais o orgulho da minha Avó que já conta com três bisnetos (beijinho Avózinha).


Daqui a uns dias vamos obviamente querer conhecer o novo membro da família e para além dos abraços e beijinhos irão surgir as perguntas sacramentais: E então, o bebé come bem? E deixa dormir os papás?

Dormir, esse luxo que todos os Pais recentes (e não só) desejam mais do que tudo. O problema do sono existe e, para além de tudo o resto, não deixa os Pais descansarem o que precisam. Enquanto que numa fase inicial as causas da falta de sono dos bebés são mais ou menos conhecidas, quando este drama se prolonga para além dos primeiros meses pode-se estar a caminhar para algo mais grave e traumático para as crianças e, claro, para os Pais.

Para além de todos os métodos conhecidos e testados até à exaustão (e que eu acredito que não haja nenhum milagroso), recentemente chamou-me à atenção um livro. Sim, leu bem, um livro!

Numa das nossas visitas (sempre demoradas!!) a uma livraria, peguei num livro intitulado "Olívia, a ovelha que não queria dormir" que me chamou a atenção pelo seu cheiro! Peguei no livro e li um pequeno sinal que dizia "com cheiro a alfazema".

Depois de cheirar e folhear, percebi que se tratava de uma história que ajuda os Pais a adormecerem as suas crianças. É da autoria de Clementina Almeida, psicóloga e conhecida, entre outros projetos, pelo único spa para bebés no país, o Spa ForBabies.

O livro conta ainda com o prefácio do também psicólogo Eduardo Sá, bem conhecido dos Pais. Tenho de dizer que é um prefácio um tanto ou quanto polémico. Convido-vos a ler, irão logo perceber porque é que, como Pai, fiquei irritado! Sim, muito irritado.

Olívia, a ovelha que não queria dormir 

Ainda na primeira vista de olhos, li que o livro inclui instruções de leitura para Pais. Para mim, como Pai, este aspeto é cada vez mais relevante quando escolho um livro, porque para além da história, os Pais podem aproveitar para reforçar a sua interação com a criança e tirarem ainda mais partido do momento da leitura. Neste caso em particular, o livro acompanha os Pais na forma como o devem ler, mesmo na entoação que devem dar às palavras e às expressões.

Olívia, a ovelha que não queria dormir

O método presente neste livro é fruto de uma investigação científica da autora que até adverte os Pais para escolherem bem o local onde vão ler a história.

Olívia, a ovelha que não queria dormir

Como referi em cima, não há métodos milagrosos e o que funciona para uns não quer dizer que funcione para os nossos. Cada criança é diferente, assim como nós Pais somos diferentes uns dos outros.Acima de tudo tem de existir muita tranquilidade e muita confiança de que estamos a fazer as coisas bem. Claro que se encontrarmos algo que nos possa ajudar, como é o caso do livro "Olívia, a ovelha que não queria dormir" é sempre bem-vindo.

Olívia, a ovelha que não queria dormir

No caso do problema persistir e se estiver a formar um trauma para todos, consultem o pediatra que certamente vos encaminhará para um profissional competente. Não cheguem ao limite, peçam ajuda antes de desesperarem.

O Pai

P.S.: Ah ia-me esquecendo! E porquê o cheiro a alfazema? Porque este cheiro é um indutor natural do sono e por isso uma perfumada ajuda para criar um clima perfeito para uma boa noite de sono. Temos sempre algo a aprender com os livros.