Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

04.Jan.18

Pai, não te esqueças de tratar de ti

pai-nao-te-esquecas-de-tratar-de-ti.png

É frequente numa conversa entre mulheres onde uma delas acabou de ser Mãe, comentarem a forma física. A recuperação depois de uma mulher ser Mãe é mais um ponto de pressão nas costas da já super mulher.

 
Nos homens não há pressão, apenas uns comentários sobre se temos olheiras ou andamos mais cansados, mas da forma física depois de ser Pai é algo que o homem não se preocupa. 
 

Contudo, há de facto um momento de viragem. Sermos Pais pela primeira vez retira o foco de cima de nós e todas as prioridades vão para o pequeno ser. Quase que esquecemos a nossa existência, de nos dar atenção, de cuidarmos de nós. Normal, digo eu, mas não muito adequado.

 
Ficarmos em segundo plano tem os seus riscos. Estamos nos píncaros da felicidade e isso ajuda a ultrapassar as exigências, mas não para sempre. Os nossos filhos não nos querem a cair aos bocados, querem-nos felizes e com saúde.
 
Temos de nos lembrar que, embora um filho mude a nossa vida, nós continuamos a existir. Tratar de nós é assegurar que o nosso filho tem um Pai saudável por mais tempo, que tem mais força para as brincadeiras e sobretudo que se sente bem consigo próprio.
 
É certo que o nosso tempo útil diminui radicalmente e o que temos de fazer é adaptarmos. Gostava muito de ir ao ginásio e agora não tem tempo? Umas corridas enquanto a criança dorme, podem ajudar a manter a forma. Já não consegue relaxar no duche porque agora tem de ser super rápido? Ok, tente pelo menos um dia na semana dispor de mais uns minutos. Gostava de ir jantar com os amigos? Provavelmente vai estar menos disponível, mas se tiver a felicidade de ter os avós ou familiares por perto, eles vão adorar ficar com a criança umas horas.
 
Resumindo, há um equilíbrio possível em tudo. As mudanças são muito grandes e a tendência é deixar que a rotina se apodere de nós. Lembre-se que o seu filho quer vê-lo feliz, com saúde e de bem consigo próprio.
 
O Pai