Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

31.Jul.18

Pai, nas férias estamos sempre juntos

pai-nas-ferias-estamos-sempre-juntos.png

Quem não gosta de férias que levante o braço. Vá lá, não estou a ver ninguém.

 
Não escondo de ninguém que o tempo de férias é uma oportunidade para observar outros pais. Pura observação, nada de crítica, até porque cada um tem a sua vida e eu tenho a minha com que me preocupar.
 
Vim passar uns dias a um local tipicamente familiar. É crianças por todo o lado, é choro, é birra, é correria. Tudo o que possam imaginar, aqui onde estamos, tem.
 
A minha observação normalmente pára nos extremos. Por um lado, páro nos Pais super tranquilos, aqueles que mesmo uma birra terrível não os tira do sério. Parece que nada muda e na verdade até parece que as próprias crianças estão mais sossegadas.
 
No outro extremo estão os Pais super nervosos. Os que gritam por tudo e por nada, os que ameaçam se os filhos não comerem, os que ficam algo incomodados porque os seus filhos estão apenas a ser crianças.
 
Como disse, cada qual é como é, mas não me importo de assumir que aprendo sempre qualquer coisa com cada estilo de paternidade. Uma coisa é certa, se passo o ano todo a sonhar com as férias para poder estar em família, então aqueles dias são muito sagrados.
 

Não me enquadro em nenhum dos extremos. Se o primeiro é demasiado relaxado para o meu estilo, o segundo leva-me a pensar que os Pais estejam pouco habituados a estar 24h com os seus filhos e isso deixa-os confusos.

 
Sou do tipo Pai melga. Imaginem um grupo de crianças a jogar a bola e está lá apenas um adulto. Quem é? Eu mesmo. 
 
Mas assim o meu filho não tem espaço para ele, podem pensar vocês. Ele tem o ano todo para estar mais de 10h por dia sem o Pai e a Mãe. Em férias não nos largamos. 
 
Será que a criança pede para ir sozinho brincar com outras crianças? Sim e vai, sem problema, mas maior parte do tempo é nosso, para tudo, para jogar, para brincar, para almoçar e jantar, para conversar, para contar histórias. 
 
Daqui a uns anos, ele vai pedir mais espaço até ao ponto de ir de férias com os amigos. Até lá, somos melgas. 
 
Já agora uma dica para os Pais nervosos em férias. Os vossos filhos também anseiam e muito pelas férias, é normal que estejam alterados tal é a excitação de estar ali com os Pais só para eles, algo que é raro durante a maior parte do ano. Relaxem e deixem as crianças ser crianças e deixe-se ir na onda e entre na brincadeira, é capaz de ajudar. 
 
O Pai