Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

04.Dez.16

Pai, o melhor presente de Natal és tu e a Mãe

pai-o-melhor-presente-de-natal-es-tu-e-a-mae.png

 

As ruas já estão iluminadas, a televisão está cheia de anúncios de brinquedos, os catálogos das lojas já chegaram lá a casa, o bacalhau está em promoção no supermercado...

Será que falta pouco tempo para o Natal?(A respirar fundo) Sei que parece cliché, mas este ano o Natal está a aproximar-se depressa de mais. É impossível não pensar nas prendas e na consoada. Para pessoas minimamente organizadas como nós, o Natal é sempre sinónimo de azáfama, nervoso miúdinho e listas de presentes, principalmente para as crianças.

Por tradição, juntamos os catálogos das principais lojas e vamos trocando ideias. Há uma pré-seleção que é apresentada aos Pais, os Pais fazem uma lista de potenciais alvos e começa a comparação de preços. No final, damos o OK à lista final e surge a carta para o Pai Natal. Acredito que aí em casa não será muito diferente.

Contudo, fico sempre com uma dúvida a pairar. Se não existissem presentes, se o Natal não fosse tão materialista, se as crianças não fossem saturadas de opções e tivessem de escolher um único presente e não podia ser um brinquedo ou algo material, palpável com valor monetário.

É um cenário difícil de imaginar, que quebra com tradições, mas que nos põe a pensar. O que é que uma criança de 2 anos, de 6, de 10, de 14 ou 18 pediria para ter no Natal?

Vamos imaginar que existem duas cartas: uma para o Pai Natal e outra para...os Pais. Vejam este vídeo:

 

Eu fiz o teste cá em casa e como nós os Pais damos sempre uma prenda a juntar à do Pai Natal, disse que a carta para os Pais não podia ter brinquedos. O resultado foi este:

"Pai, eu quero que jogues mais à bola comigo, que não estejas tanto tempo no computador e me deixes ficar mais 5 minutos acordado para ver o Rei Juliano."

"Mãe, eu quero que jogues Monopólio comigo, que não fiques chateada quando não como a sopa toda e de manhã me deixes dormir mais 5 minutos."

Esta foi a parte dirigida a cada um, mas houve uma mensagem para os dois:

"Mãe e Pai, o melhor presente deste Natal é poder estar mais tempo convosco."

Hmm...! Engolimos em seco, olhamos um para o outro e fomos buscar um lenço de papel.

O Pai