Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

29.Out.15

Pai, os meus Avós são os melhores do Mundo

pai-os-meus-avos-sao-os-melhores-do-mundo.png

Hoje em dia, inicia-se a viagem pela parentalidade, em média, por volta dos 30 anos. Há 30 anos atrás esta média andava à volta dos 20 anos. Fazendo as contas quer dizer que os Avós de hoje iniciam nestas "funções" por volta dos cinquenta ou sessenta anos, mesmo a tempo de serem fundamentais na educação dos seus netos.


Há quem diga que são segundos filhos, mas eu não concordo com essa ideia porque a forma como os Avós veem os netos é diferente da forma como 30 anos antes viram os seus filhos. Nota-se uma energia redobrada, uma maturidade que por vezes pode ter faltado quando foram Pais, uma experiência de vida que ajuda a olhar para as coisas de maneira diferente, uma vontade gigantesca de participar e contribuir decisivamente para o crescimento de uma criança que também é sua.

Os Avós são a extensão natural dos Pais. É certo que nem sempre estão alinhados com as regras que os mais pequenos precisam de saber, mas no fundo querem apenas aproveitar o melhor que esse convívio lhes proporciona.

Outro mito que se diz por aí é que os Pais educam e os Avós deseducam. É frequente ouvir "Os Avós fazem-te as vontades todas" ou "Com os Avós fazes os que te apetece", entre outras passagens famosas. O que eu digo é que os Avós têm uma forma especial de educar, claro que mais alinhada com as vontades dos netos, mas muito focada nos valores que ajudaram a educar os seus filhos que hoje são Pais.

Os Avós de hoje são os melhores de todos os tempos. Muitos deles com todo o tempo de Mundo para se dedicarem aos mais novos. São o elo de ligação entre a nossa geração de Pais, já moldada à sociedade hiperativa em que vivemos e os tempos da nossa própria infância, onde se vivia num ritmo mais equilibrado e onde se dava mais valor a coisas mais mundanas e menos materialistas.

Defendo que hoje a família é constituida pelos Pais, pelos Filhos e também pelos Avós. Temos, como Pais de preservar o mais possível esta ligação, para que possamos ser considerados daqui a uns anos a melhor geração de Avós que este Mundo já conheceu.

Como as palavras são sempre escassas para agradecer mais este contributo para a nossa vida, nada melhor que o próprio neto dizer: "Pai, os meus Avós são os melhores do Mundo" e eu concordo!

O Pai