Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

15.Mai.18

Pai, para mim a família é tudo

pai-para-mim-familia-e-tudo.png

Ouço frequentemente dizerem-me “És um homem de família” ou então “Fazes tudo pela tua família”. É verdade, para mim a família é tudo. Está acima de qualquer coisa. Pela família, transformo-me em guerreiro e luto contra o que me aparecer à frente. Pela família, sou animal selvagem que não vê mais nada do que proteger os seus contra ataques furtivos.

 
É engraçado perceber certos ditos, eu diria, populares que dizem que nós não escolhemos a família. É um facto. Acho que muita gente pensa que a família, por ser família, está feita, está unida, está em sintonia e que nem precisamos de cultivar os laços, porque, por ser família, tem obrigações.
 
Esta visão está completamente errada. Imaginem um grupo de pessoas com ADN bem parecidos, com costumes idênticos e que cresceram com educação semelhante. Tem tudo para não funcionar, certo?
 

A família tem de ser cultivada, cada membro tem de respeitar os outros, entender as diferenças e acima de tudo promover o amor. Sim, o amor, esse sentimento tão difícil de descrever mas que é o elo de ligação entre as pessoas, sobretudo as mais próximas.

 
Eu tenho muito orgulho na família que tenho, tanto a que me recebeu neste mundo, como a que construí. Cresci a pensar que pertencer a uma família era ser mais um, seja um filho, um irmão, um neto, um primo, um sobrinho. Percebi com o tempo que cada membro da família tem um papel, por pequeno que seja, com mais ou menos protagonismo, haverá sempre um papel.
 
Assumirmos o nosso contributo no seio de uma família é contarmos com todos, é muitas vezes dar sem estar à espera de receber.
 
Já sei, a família não é escolhida por nós, mas como se diz, os amigos são. Podem não ter ligações de sangue, mas os amigos são muitas das vezes família e porquê? Porque se unem, porque se percebem.
 
Família é quem está ao nosso lado, quem nos liga ao final de um dia desgastante e pergunta como estamos e ouve todos os nossos desabafos. Família é olhar para o telemóvel, num momento em que queremos falar com alguém e vermos que temos várias pessoas a quem ligar.
 
Sim é verdade, para mim família é tudo. Para mim família são todos os que conhecem as minhas virtudes e vivem bem com os meus defeitos.
 
A família precisa de ser construída e cuidada. Cada membro contribui com o seu tijolo e cada tijolo ajuda a cimentar aquilo que é o suporte de tudo… sim a família.
 
O Pai