Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

22.Dez.17

Pai, posso ajudar a arrumar a casa?

pai-posso-ajudar-a-arrumar-a-casa.png

As tarefas domésticas fazem parte da rotina de qualquer família. Com filhos as coisas tornam-se por vezes caóticas porque as tarefas multiplicam-se e, na maioria das vezes, as crianças não ajudam. Porém, faz parte da educação envolver as crianças nos afazeres lá de casa.

 
Aqui em casa começamos por atribuir responsabilidades na preparação do jantar. O menino ajuda a pôr a mesa. Como é muito organizado, raramente se esquece de alguma coisa, mas é normal eu jantar com uma faca de sobremesa ou então a colher da sopa ser mais pequena do que o normal. Nada de estranho portanto.
 
Quanto ao resto da casa, as tarefas já são mais difíceis de distribuir. Tirando a arrumação dos brinquedos, que essa é uma regra base: quem desarruma volta a arrumar. Uma coisa é certa, entre preparar tudo para o jantar, planear o dia seguinte, rever TPC’s e brincar nem que seja por uns minutos, o nosso dia útil de convivência resume-se a pouco tempo. É vida, costuma-se dizer.
 
Eu estou sempre à procura de algo que nos ajude a rentabilizar o tempo. Há dias a Vileda desafiou-me a experimentar o Virobi Slim, uma espécie de mopa de chão robotizada que percorre o chão da casa. Nós até utilizamos uma mopa de chão, mas daquelas tradicionais com cabo. Quem ficou radiante foi a criança cá de casa: “Pai, já viste este robô que limpa o chão sozinho?”. Eu já tinha ouvido falar, mas achava sempre que era algo caro. Custa cerca de 35€-40€ e tem também panos recarregáveis. Gostei da ideia e lá estivemos a experimentar.
 
Começamos pela sala e foi super divertido. Enquanto o robô fazia o seu trabalho, o miúdo fugia dele aproveitando para o colocar em áreas diferentes já que ele não anda por cima de tapetes. Depois resolvi levá-lo para a cozinha. Estava a preparar o jantar e deixei o robô andar por ali. Lá veio contra mim uma ou outra vez, mas acaba por alterar a sua trajetória. O Virobi Slim agarra o pó, pêlos e cotão no pano descartável e no final é só deitar o pano fora e ficou tudo limpo!
 

 
Duas conclusões tirei desta pequena experiência. Existem de facto utensílios que facilitam a nossa vida e que nem sempre são caros, como é o caso do Virobi Slim. Depois foi muito interessante como algo mais tecnológico envolveu a criança. De certeza que se fosse para espanar o chão de forma tradicional ele torceria o nariz.
 
Ganhamos um aliado. O Virobi Slim já faz parte dos utensílios e até já ouço “Pai, hoje sou eu que limpo o chão!”. Boa!
 
O Pai
 
História escrita em parceria com a Vileda.