Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

11.Set.15

Pai, posso usar o tablet enquanto jantamos?

pai-posso-utilizar-o-tablet-enquanto-jantamos.jpg

Já li uma série de artigos sobre o facto de a tecnologia estar a "roubar" tempo às crianças, tempo de estudo, tempo de brincar, tempo de estar com a família, entre outros tempos. Quando falo de tecnologia falo dos tablets, dos smartphones, dos computadores, das consolas e das televisões com funcionalidades que permitem ver o que querem quando querem.

É um facto que estes instrumentos não existiam há 20 anos e que de certeza esta geração de crianças será diferente da geração anterior. Já rotularam esta geração como sendo a Geração Digital ou a Geração Polegar, aludindo ao uso mais frequente do dedo para navegar pelo mundo digital.

Entendo que a tecnologia ajuda o desenvolvimento. Lembro-me de ter um PC quando ainda andava no secundário e como essa ferramenta marcou toda a minha vida. Fui o primeiro a entregar trabalhos em disquete, fui o primeiro a fazer um cartaz para os torneios de subbuteo, fui dos primeiros a saber o que era a tecnologia e para que é que servia. Hoje em dia, provavelmente não será possível marcar tanto pela diferença porque a tecnologia democratizou-se e ainda bem, quer dizer que o poder do conhecimento, a apetência pela curiosidade, a experiência da pesquisa por mais informação, isto sim vai marcar a diferença.

Como em tudo na vida, tem de haver fronteiras para se poder governar o território! A tecnologia está espalhada pela casa, as crianças não precisam de conhecimentos técnicos para em poucos segundos estarem em frente a um dos ecrãs, por isso, há uma regra que partilhamos - a regra do bom senso. Claro que para uma criança o bom senso pode ser algo difícil de entender. Há que incutir responsabilidades e ensinar a gerir os tempos. Temos de explicar que há tempo para brincar, tempo para falar sobre a escola e os amigos, tempo para ler histórias, tempo para jantar, etc. Não sou adepto do “Utilizas o tablet 30 min. por dia das 20:30 às 20:50” ou “Televisão só às terças e quintas”.

Gerir o tempo, ter responsabilidades, viver em família são coisas que vão acompanhar a vida de qualquer criança. Por mais difícil que seja o caminho, todos têm de entender que, como num reino qualquer, há uma hierarquia, existem regras e que se todos respeitarmos viveremos felizes para sempre.

“Pai, posso usar o tablet enquanto jantamos?” Sim podes, mas antes de o ligares, cada um de nós vai dizer o que mais gostou de fazer no dia de hoje.

Como este assunto é daqueles que levantam mais dúvidas e diferentes opiniões, deixo para os que não acreditam no poder da palavra e da partilha das tais regras, uma ferramenta infalível para lidar com a tecnologia. :)

O Pai