Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

12.Mar.17

Pai, quando for Pai quero ser como tu

pai-quando-for-pai-quero-ser-como-tu.png

Esta história inclui uma carta que escrevi ao meu Pai antes de eu próprio ser Pai. Escrita no dia do Pai em 2009, fiz questão de lhe enviar pelo correio, coisa rara nos dias que correm. Não é o caso de não lhe querer dizer pessoalmente o que escrevi, senti que tinha de que ser algo palpável, algo que o meu Pai pudesse guardar e ler as vezes que quiser.

 

Sempre que a leio tenho mais certezas daquilo que sou como Pai. É tão bom sentir que os nossos valores, os nossos objetivos se mantêm intactos ao longo do tempo. Escrito há 8 anos e hoje escreveria o mesmo!



...::: CARTA PARA O MEU PAI :::...

Pai,

Pouca gente sabe, pois eu nunca fui muito de dizer estas coisas a toda a gente. Quando me perguntavam o que eu queria ser quando fosse grande, eu normalmente respondia "Quero ser futebolista." ou "Eu quero ser artista.", mas o meu pensamento dizia-me outra coisa:

"Quando for grande eu quero ser como o meu pai."


A verdade é que eu já sou grandinho e continuo com a mesma ideia. Ser como tu é, entre outras coisas:

1. ser teimoso a maior parte do tempo, algo que já não preciso de aprender muito;
2. ter os sentimentos à flôr da pele e reagir perante aquilo que o nosso coração diz;
3. é ser o melhor amigo do amigo, mesmo que este não corresponda;
4. é ter a familia em primeiro, em segundo, em terceiro e em quarto lugar na lista das coisas mais importantes do mundo.

Para isto há coisas que não preciso de aprender porque já as tenho, afinal sou teu filho e para além de ter herdado metade da cor dos teus olhos, também herdei outras coisas.

Mas afinal o que é que eu quero ser quando for pai:

1. por muitos amigos que o meu filho tenha eu quero ser o melhor amigo;
2. quero estar presente naquilo que ele ou ela considere que o Pai pode ser útil, que tem algo a fazer ou a dizer;
3. quero que veja a minha forma de ser como um ponto de equilíbrio entre a sua personalidade e aquilo que ambiciona;
4. que o amor que me une à sua Mãe seja um exemplo daquilo que ele ou ela devem procurar.

Simples, não achas... Será que consegues encontrar alguns pontos comuns entre aquilo que eu quero ser e aquilo que tu és? 

Eu consigo...TODOS!

Passa um excelente dia e pela trigésima primeira vez eu agradeço-te por tudo aquilo que representas...

Márcio

P.S.: embora seja Dia do Pai não posso esquecer o papel fundamental da Mãe que acima de tudo é o pêndulo que põe tudo em equilíbrio... Sem uma Mãe, ninguém consegue ser pai, logo este dia não exisitiria sem ti Mãe (sim eu sei que também estás a ler esta carta). :)

...::::::...

Pode ser uma frase feita, algo bonito de se dizer, mas é a pura das verdades: os nossos filhos absorvem mais o que fazemos do que o que dizemos. Sejamos, como Pais, bons exemplos. O nosso papel é dar asas, é ajudar a construir as bases para que os nossos filhos sejam na sua essência bons seres humanos. O resto virá por acréscimo, acredito.

Se tem uma mensagem para o seu Pai ou para o Pai dos seus filhos, escreva-a. Faça algo que fique, algo que seja recordado ao longo dos anos.

O Pai

1 comentário

Comentar post