Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

20.Jun.18

Pai, quero ter um sorriso saudável

pai-quero-ter-um-sorriso-saudavel.png

Todos sabemos que a educação é feita de hábitos. Termos rotinas bem estabelecidas com os nossos filhos é meio caminho andado para que as compreendam e cumpram. A saúde oral não podia ser exceção, ou ainda melhor, é um dos topos das nossas prioridades. 

 

Ter boas bases desde pequenos é fundamental. Entre as várias rotinas, destaco a importância de lavar os dentes pelo menos 2 vezes por dia. E não basta "massajar" os dentes com uma pasta com sabor a fruta e muito colorida. 

 
O meu filho está na fase de transição entre os dentes de leite e os definitivos. Quando caiu o primeiro dente e nasceu o definitivo expliquei-lhe que tinha de cuidar muito bem destes novos, porque o vão acompanhar a vida toda. Ele ficou a pensar no assunto, claro!
 
Na saúde oral dos nossos filhos, a nossa atenção deve centrar-se em pelo menos 4 aspetos muito importantes: (1) ter um acompanhamento regular do dentista logo a partir dos 4-5 anos; (2) conseguir incutir uma rotina de lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia; (3) escolher a escova e a pasta de dentes adequadas; (4) que a criança saiba como lavar os dentes.
 

OMPDM-Sorriso-Saudavel-Sorriso.png

 
No primeiro aspeto, o importante é que a criança sinta confiança no dentista e que este tenha a capacidade de explicar o que está a fazer de forma a que a criança entenda. Eles são muito curiosos e gostam de perceber tudo. É importante também que o dentista liberte o estigma que normalmente lhes está associado. Falo por mim, eu tenho pavor a dentistas e vou tentar ao máximo que o meu filho não sinta o mesmo.
 
O segundo aspeto é um grande desafio. Incutir uma rotina pode não ser fácil. Quando é novidade, a criança encara o lavar os dentes como brincadeira, mas ter de o fazer todos os dias de manhã e também à noite é mais complicado. De manhã foi muito fácil, faz parte do acordar, tudo é em esforço e meio adormecido, por isso, juntar-lhe uma boa escovagem de dentes não custou nada. À noite foi mais difícil. O miúdo cheio de sono, de pijama vestido, só vê a cama à frente, mas ainda tem de fazer um pequeno desvio para lavar os dentes.
 
A pensar nisto, lembrei-me de criar uma pequena competição. Tudo o que envolve taças e campeonatos, o miúdo adere. Fiz um calendário onde o miúdo assinala com um sorriso quando lava, quando não lava coloca uma cara triste. No final do mês fazemos as contas e atribuímos a taça.

OMPDM-Sorriso-Saudavel-Calendario.png

 
Chegamos ao terceiro aspeto. Como escolher a pasta e a escova de dentes apropriada? Quando vamos ao supermercado a oferta é imensa. Nas pastas há mil e um sabores, com mais ou menos bonecos conhecidos. Isto pode facilitar, mas Pais, tenham em atenção a uma característica importante. Consultem a composição da pasta e verifiquem os ppm (partes de flúor). Deve ter entre 1000 e 1500, este valor varia com a idade e com o risco de cárie. O dentista aqui pode dar uma ajuda. Nós optamos por uma pasta da Jordan, que tem 1450 ppm e 0% de sulfatos. É indicada também para tratar dos dentes definitivos. Para além destas características, o sabor, segundo o mais pequeno, é importante “Pai, tenho a boca super fresca. Aaaaaaa”, saiu da boca mais um hálito saudável.

OMPDM-Sorriso-Saudavel-Pasta-Escova.png

 
Quanto à escova. Voltamos a ter uma oferta cheia de cor e personagens. O importante é que sejam macias o quanto baste, nem de mais nem de menos. Que seja anatómica e permita que a criança a consiga segurar bem e fazer movimentos firmes. E, finalmente, que a escova tenha duas áreas de limpeza, uma maior para os dentes com superfícies grandes e, na ponta, uma área para os cantinhos mais escondidos. Na mesma linha da pasta, temos uma escova da Jordan que, para além destas características, junta ainda um muito prático suporte para que a escova esteja sempre pronta a ser usada.
 
Podem encontrar a pasta de dentes e as escovas da Jordan nos hipermercados Continente (até sei que estão em promoção!). Tenham em atenção o que já referi sobre a pasta e a idade da criança na escolha da escova. Para quem quiser saber mais sobre a marca pode seguir as suas redes sociais, nomeadamente o Facebook e o Instagram. Adorei as frases da Jordan: “Life is Sweet” #lifeissweet e “Made with purpose” #madewithpurpose.

OMPDM-Sorriso-Saudavel-Lavar-Dentes.png

 
Finalmente, estão reunidas condições para uma escovagem perfeita. Não esquecer a dose certa de pasta de dentes. Sabia que para cada escovagem a pasta deve preencher a zona coloria da escova? É isso mesmo, estamos sempre a aprender. 
 

OMPDM-Sorriso-Saudavel-Pasta-e-Escova.png

 
O dentista explicou muito bem que cada dente merece ser escovado, tantos dos lados como em cima. Aqueles dentes que não são escovados ficam tristes e acabam por ficar doentes. Eu e a Mãe ficamos ali só para assegurar que não há batotas…
 
Com tudo feito, há um sorriso saudável para marcar no calendário. 🙂
 
O Pai
 
História escrita em parceria com a Jordan.