Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

09.Mai.18

Pai, sou mesmo parecido contigo

pai-sou-mesmo-parecido-contigo.png

Não vou falar de parecenças físicas. Nesse aspeto o miúdo está cada vez mais parecido com a Mãe. Ainda bem!

 
Já vos aconteceu de certeza estarem perante os vossos filhos e parecer-vos que estão a olhar ao espelho. Eu escrevi sobre isso na história “Pai, quem tem razão, eu ou a Mãe?”. E porque é que volto ao assunto, perguntam vocês.
 
Pois é, nos últimos tempos tenho sentido algumas dificuldades em encontrar argumentos para alinhar determinados comportamentos do meu filho. Não são maus comportamentos, são traços de personalidade, formas de reagir, expressões.
 

Demorei algum tempo a perceber, mas existe um padrão nestes comportamentos: são muito parecidos com os meus! Sim é isso, nem mais. A criança é parecida comigo e é aí que eu sinto grande dificuldade no tal alinhamento.

 
Felizmente aprendi com os anos a identificar os meus defeitos e os meus pontos fracos. Isto é uma grande vantagem que provavelmente só a idade nos ajuda a alcançar. 
 
Como Pai o desafio é ainda maior. Agimos maior parte das vezes por instinto, porque temos de ter reflexos para responder às situações que nos aparecem. Na hora de corrigir um comportamento, penso primeiro “Eu também sou assim” ou “Eu reagiria da mesma forma”. Aplica-se o velhinho “Olha para o que eu digo e não para o que eu faço”, mas as crianças são seres observadores e por isso dão mais relevo ao atos e menos às palavras.
 
É quase impossível educar um filho e não lhe passar os nossos traços de personalidade. E o pior é que não conseguimos separar os bons dos maus. Passa tudo e ainda há a genética para ajudar à festa. No meu caso, em vez de entrar em choque com o “mini me”, tento colocar-me do lado de lá, perceber o que o move e até tentar antecipar situações, afinal eu até o conheço bem de mais.
 
O Pai