Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

30.Mai.17

Pai, sou uma criança e quero sonhar

pai-sou-uma-crianca-e-quero-sonhar.png

"Quando é que vais deixar de ser criança?", perguntei eu um dia destes ao meu filho. Ele respondeu "Quando tiver 18 ou 20 anos". Hmm! Fiquei a pensar no que estaria ele a pensar, qual seria, na cabeça dele, o momento exato dessa passagem.

 

Eu digo que deixamos de ser crianças quando deixamos de sonhar ou (para alguns) passamos a sonhar menos. É talvez a principal característica que distingue um adulto de uma criança, sonhar, sonhar muito. Mas em que momento deixamos de sonhar e deixamos de ser crianças?

 
Voltando ao que importa, as nossas crianças. Quantos de vocês Pais já pensou “O que eu gostava de perceber o que vai dentro da cabeça do meu filho”. Seria algo de extraordinário? Acredito que perceber a evolução dos seus pensamentos, a forma como encara a vida e como sonha, seria uma descoberta constante. Porém, o melhor é não tentar perceber tudo.
 
Imaginar, brincar, inventar, improvisar…sonhar. Isto e muito mais é o que uma criança deve ser capaz de fazer, de ter condições para o fazer. Nós como Pais devemos ajudar as nossas crianças a ultrapassar as barreiras que lhes são criadas, não é ultrapassar por elas, é mostrar-lhes como se faz.
 
Uma criança que sonha é uma criança feliz. Bem sei que nem todas as crianças vivem a mesma realidade, têm as mesmas oportunidades e mesmo a sorte de terem Pais que lhes mostrem o caminho, mas isso não lhes tira a capacidade de sonhar, porque são crianças. Quero acreditar que nada, mesmo nada, pode impedir uma criança de fechar os olhos e sonhar.
 
Hoje, sim porque todos os dias são o “Dia das Criança”, os Pais reforçam a sua missão, demonstram o objetivo da sua existência, mostram ao mundo que há esperança, acreditam no futuro. Hoje, os Pais abrem mais uma vez o caminho para que as suas crianças nunca parem de sonhar.
 
Pais e Mães, nós um dia também fomos crianças e porque não sê-lo para sempre? Sim, é possível…basta sonhar.
 
O Pai

5 comentários

Comentar post