Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

07.Out.16

Pai, tenho orgulho em ser Português

pai-tenho-orgulho-em-ser-portuguàs.png

Confesso que a certa altura da minha vida, olhei para o Portugal com alguma desconfiança. O país estava a dar-me pouco e eu estava a batalhar bastante por uma oportunidade. Por muito orgulho que se tenha na nossa nacionalidade, esta relação (como qualquer outra) tem de ser correspondida. Esta fase culminou com uma experiência profissional no estrangeiro que me serviu para ver o país pelo lado de fora e, aí sim, valorizar ainda mais tudo aquilo que Portugal tem de melhor.


A expressão “sociedade global” é uma realidade. Os nossos filhos são cidadãos europeus, com uma visão do mundo de maior proximidade cultural e uma troca de experiências nunca antes vista. Será que isto os afasta da identidade do seu país? Talvez.

E o nosso papel como Pais, qual deve ser? Fomentar o gosto pelo país onde nascemos? Confesso que às vezes é difícil, sobretudo pelas sucessivas desconfianças políticas e por não sermos muito bons a valorizar o que é nosso. É cultural, mas quem é que vai mudar isto?

Nos últimos tempos, temos assistido a alguns acontecimentos que elevam o nome de Portugal no Mundo. Isto facilita-nos como Pais.

Explicar a um filho que um português é o novo Secretário Geral das Nações Unidas, uma das instituições mais importantes do Mundo, contribui para gostarmos mais um bocadinho de Portugal.

António Guterres, secretário-geral das Nações UnidasAntónio Guterres, secretário-geral das Nações Unidas

É incontornável não falarmos de desporto e, mais concretamente, do futebol, que neste verão nos orgulhou imenso ao vermos a nossa Seleção Nacional vencer o Campeonato da Europa em França. Fomos todos para a festa a gritar Portugal e já ninguém gagueja a cantar o hino. Isto ajuda!

Portugal - Campeão Europeu de Futebol em França Portugal - Campeão Europeu de Futebol em França

A convicção de dois irmãos que levou Portugal a uma vitória inédita no (já esquecido) festival Eurovisão da Canção. Uma música escrita em português pela Luísa Sobral e cantada de forma muito apaixonada pelo Salvador Sobral, foi uma representação ao mais alto nível da nossa cultura que tanto nos identifica.

irmaos-sobral-eurovisao-o-melhor-pai-do-mundo.pngOs irmãos Sobral celebram a vitória no festival Eurovisão da Canção

No mundo das empresas, lemos quase todos os dias os casos de sucesso de pessoas e organizações que vingam em todos os cantos do mundo, provando, mais uma vez, que há massa crítica neste cantinho à beira mar plantado. Bons exemplos para mostrar a nossa valia.


Tenho consciência que a "concorrência" de outros países é forte e que o apelo a tentar a sorte noutras paragens será ainda mais evidente nos próximos anos. Então o que é que nós Pais podemos fazer para ouvir "Pai, tenho orgulho em ser português"?

Deixo-vos a minha proposta: explicar que os portugueses são realmente boas pessoas, empreendedores e orgulhosos das suas conquistas. Isto somado ao maravilhoso território de que dispomos, faz do nosso país um dos melhores para se viver em família. Ter a perspetiva de "fora" é excelente, mas voltar é das sensações mais incríveis que já vivi.

O Pai