Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

20.Jan.17

Pai, tu e a Mãe são uma equipa

pai-tu-e-a-mae-sao-uma-equipa.png

 

O que é um trabalho de equipa? Por exemplo, numa equipa de futebol os jogadores têm as suas posições e cada um sabe o seu papel. O guarda-redes não tem só de defender a baliza, também orienta a defesa. O avançado não está em campo só para marcar golos, também vem ao meio campo buscar a bola.

E em casa, como funcionam as coisas entre o Pai e a Mãe? Têm de funcionar em equipa, sem dúvida. O ritmo do dia a dia é muito absorvente. O trabalho termina, regressamos a casa e quando abrimos a porta do nosso lar entramos noutra dimensão. Não conseguimos relaxar logo ali, há um sem número de coisas para fazer até esse momento chegar.

Lá em casa não temos nenhum código de conduta previamente discutido. Não há um "Tu fazes isso e eu faço aquilo". Como somos quem nos conhece melhor um ao outro é automático perceber que um é bom em determinadas tarefas e o outro noutras, mas tal e qual o guarda-redes na equipa de futebol, se for preciso "entrar" nas tarefas do outro nem sequer é preciso pedir.Há dias vi uma campanha de publicidade a um detergente de roupa com o lema "Share the Load". A pergunta subjacente é "Será que tratar da roupa é uma tarefa só para mulheres?". O país de origem da campanha é a Índia onde 73% das mulheres sentem que os homens dão prioridade a relaxar em vez de assumir as tarefas domésticas.

Eu como Pai, mas acima de tudo como homem, abomino preconceitos de género. As mulheres e os homens são seres em igualdade e têm o mesmo direito à vida, seja pessoal, em família e em contexto de trabalho. Infelizmente ainda têm de existir movimentos para que a chamada igualdade de género sensibilize o Mundo. Se como homem ou mulher concorda com este conceito, comecem em casa a praticá-lo, pois estão a garantir que as próximas gerações (os nossos filhos) não terão de assistir a tantas chamadas de atenção sobre este assunto como nós recebemos.

Aqui fica o vídeo da campanha legendado:

 

E mais um vídeo a explicar o movimento:

 

Voltando ao futebolês, quando um jogador que marcou três golos e foi o herói do jogo responde ao jornalista "Sozinho não teria conseguido marcar. A vitória é da equipa". Transporte esta ideia para casa e diga "Sozinho não conseguiria. Ser feliz é um trabalho de equipa".

O Pai