Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

18.Mar.20

Reflexões do Pai #12

O Pai
Teletrabalho com filhos em casa? Missão (quase?) impossível.   Neste novo cenário de vida que estamos a atravessar, tenho visto inúmeras manifestações de apoio ao teletrabalho. Eu sou uma dessas pessoas, contudo se colocarmos os filhos na equação o cenário muda radicalmente. Esta semana com a Mãe ainda dividida entre casa e trabalho, com os miúdos com atividades que os professores enviam, o que é que sobra para o trabalho? Nada. São emails de 2 frases que demoram 10 minutos (...)
15.Mar.20

Pai, nós vamos vencer esta "guerra"

O Pai
AVISO: Nesta história não vão encontrar conselhos médicos ou técnicas milagrosas para combatermos esta pandemia. É apenas o meu relato, o de um Pai a explicar aos filhos o tempo em que vivemos. Estamos em casa e que sorte temos de poder ficar em casa a tratar de nós. Lá fora está uma acalmia surda e muda. Abrimos a janela e o silêncio mete medo. As pessoas que vemos passar na rua estão tristes, olham para o chão e aceleram o passo porque querem chegar a casa. "Estamos em (...)
13.Mar.20

Pai, mereces uma prenda no Dia do Pai

O Pai
Com o grande dia do ano a aproximar-se, começo a tentar perceber se existem movimentações quanto à prenda para o Pai. Brincadeira, claro. O importante para mim é ter a oportunidade nesse dia de passá-lo junto dos meus filhos, as prendinhas vêm em segundo plano…mas quem não gosta de receber um miminho? Eu gosto. Fiz uma espécie de lista de prendas que o Pai gostaria de receber. Nada de muito caro ou extravagante, coisas simbólicas com grande significado, pois aqui aplica-se a (...)
10.Mar.20

Pai, quando é que o corona vírus vai desaparecer?

O Pai
Tudo isto mais parece um filme, daqueles que o Mundo está perto do fim… mas não é. Estamos a viver um período muito desafiante da nossa história e precisamos de dar sinais claros que a humanidade consegue lidar com este problema da melhor forma e em conjunto. Não é uma guerra, não é mais um atentado, não é o agravamento da fome no Mundo, mas quem esteve a dormir nos últimos dias, acordou e ligou a televisão, vai achar que chegamos ao fim ou estamos perto de lá chegar. Se (...)
03.Mar.20

Pai, quem não tem filhos é mais feliz?

O Pai
É de certeza uma das perguntas mais frequentes dos Pais: "Sou mais feliz agora que sou Pai ou quando ainda não o era?".  A resposta que me vem logo à cabeça é que a felicidade é diferente... se isso é possível. Em cada etapa da nossa vida a felicidade apresenta-se de várias maneiras e feitios. Claro que na adolescência eu queria estar com os amigos, jogar futebol e não chatear muito os meus Pais. Depois vêm os amores e desamores, as paixões correspondidas e as que ficam (...)
17.Fev.20

Reflexões do Pai #11

O Pai
Pai, o que é o racismo? É raro ficar sem uma explicação, mas hoje confesso que foi difícil. Ser alvo de descriminação e de insultos só por ter uma cor de pele diferente é algo que, nos dias de hoje, só mostra como partes do nosso Mundo parou no tempo e ficou bem lá atrás na evolução humana. Explicar racismo a um filho que vê toda a gente igual é difícil. Este episódio foi no futebol, mas todos os dias há manifestações deste género e é normal que uma criança que vive (...)
13.Fev.20

Pai, não cabemos os 4 no nosso sofá!

O Pai
A família aumentou, mas o nosso sofá mantém-se o mesmo desde os tempos em que ainda não éramos Pais. Obviamente que isto é um problema, sobretudo de espaço, mas também um problema de saber quem afinal é que manda lá em casa. Querem mesmo saber quem manda? Eu acho que conseguem adivinhar. Há muitos, muitos anos eu e uma linda donzela de cabelos castanhos e sorriso deslumbrante, decidimos que iríamos reunir interesses e adquirir uma casa. Estávamos quase, quase a casar e (...)
13.Fev.20

Reflexões do Pai #10

O Pai
Os nossos filhos andam sempre com pressa.   A mais pequena chora porque não tem paciência para esperar pela próxima bolacha ou pela sopa que esta a aquecer no fogão. O mais velho desespera porque o vídeo demora a carregar porque a internet está lenta ou então bufa porque chegamos mais tarde que o previsto quando o vamos buscar à Escola. Coisas banais, sem dúvida. Mas será que os nossos filhos sofrem da nossa pressa constante? Do nosso stress de vivermos constantemente em luta (...)
06.Fev.20

Pai, faz 10 anos que és Pai!

O Pai
Há 10 anos, num sábado frio de fevereiro a minha vida mudou. A pessoa que tinha vivido trinta e tal anos iniciava ali a experiência mais memorável, que mudaria para sempre a forma de ver o Mundo. Sim, faz 10 anos que fui Pai e tanta coisa aconteceu em 10 anos. Entrei para a sala de parto com um misto de emoções. Por um lado a certeza que iria correr tudo bem, por outro o total desconhecimento do que seria o momento a seguir. Como iria ficar a minha vida depois de ter o meu filho (...)
27.Jan.20

Reflexões do Pai #9

O Pai
Quero que os meus filhos tenham referências.   Fiquei abalado com a notícia da morte do Kobe Bryant. Sempre gostei de basquetebol, especialmente nos anos 90. Kobe surgiu na altura em que “Magic” Johnson saiu e em que Michael Jordan era já uma super estrela. Kobe não era melhor do que “Magic” nem Jordan, Kobe era Kobe e com 20 anos libertou-se de rótulos e fez o seu caminho, ao ponto de se tornar num dos maiores. Como Pai este detalhe fez-me pensar. Eu faço tudo para que os (...)