Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

07.Out.19

Reflexões do Pai #6

O Pai
Voltarmos a ser Pais anos mais tarde.   A variável mais importante para ajudar na decisão é a capacidade física e mental dos Pais. Não interessa muito se a diferença de idades dos filhos é pequena ou grande, interessa sim a nossa frescura para abraçar tal desafio. No momento da gestação a Mãe tem o papel principal e a sua auto-avaliação é um fator fundamental, mas não podemos retirar da equação o pós-nascimento. Aí o desafio é conjunto, as mudanças são muitas e (...)
03.Out.19

Pai, tu não podes errar

O Pai
Vivemos um tempo de intolerância ao erro. Não toleramos os erros dos filhos e reagimos com vigor para que não se repitam. Não toleramos os erros de quem nos rodeia, cobramos para que façam melhor. Não toleramos os nossos erros como Pais e sofremos a pressão de não estarmos a cumprir o nosso papel como deve ser.  O problema maior e a grande diferença é que para a maioria dos erros que vivemos temos uma certa desculpa, um desconto, um argumento que iliba quem o cometeu. E como (...)
01.Out.19

Reflexões do Pai #5

O Pai
Quanto vale uma hora do nosso tempo? Sabe qual é o bem mais precioso que temos no nosso Mundo? É o tempo. Com ele podemos controlar tudo. O problema é que andamos sempre à procura de o gerir da melhor forma. Eu nunca tive tempo para ir buscar os meus filhos à escola. Porquê? Porque existe um horário a cumprir. Estar das 9 às 6 a trocar o nosso tempo por dinheiro, naquilo que chamamos emprego. Mas quanto vale aquela hora? Em dinheiro vale o nosso “preço” hora, em vida vale (...)
20.Set.19

Reflexões do Pai #4

O Pai
Não há desculpas quando erramos?    Quem nos exige sermos os melhores pais do mundo? Os filhos? Não. A sociedade? Em parte sim. Nós próprios? Sem dúvida que sim. Queremos estar sempre à altura das exigências, se falhamos somos os primeiros a culpar-nos, sem perdão ou complacência. Não é justo. Somos seres humanos cheios de defeitos, cheios de vícios e erramos constantemente. Se outros erros desculpamos, porque é que quando envolve os nossos filhos não temos desculpa? Não (...)
15.Set.19

Reflexões do Pai #3

O Pai
Os filhos não têm de ser iguais aos Pais   "Eles são parecidos contigo", a aparência física e sobretudo personalidade dos nossos filhos são sempre pontos de comparação com os Pais, mas não temos de educar semelhantes, pelo contrário, é bom que os nossos filhos sejam diferentes de nós Pais. É frequente reconhecer traços de semelhança, sobretudo naqueles que sabemos que não são os nossos melhores. É difícil de corrigir quando sabemos que nos comportamos de forma igual, (...)
13.Set.19

Pai, quero ficar mais tempo de férias

O Pai
O regresso à Escola marca o final das férias, é uma lei de La Palisse e aquela altura do ano em que os Pais suspiram para que passe rápido, tais são os afazeres associados ao arranque do ano letivo. Este ano, as nossas férias foram diferentes dos anos anteriores, eu e a Mãe tivemos de dividir férias e o tempo que passamos todos juntos resumiu-se a 2 semanas. Esta situação trouxe-nos um sabor agridoce, por um lado conseguimos estar 100% presentes nos primeiros meses da nossa (...)
09.Set.19

Reflexões do Pai #2

O Pai
Primeiro dia de aulas Passaram mais de dois meses desde a última vez que viemos à Escola. Reencontramos rostos conhecidos, as crianças cresceram imenso nestas férias e os Pais? Os Pais estão na azáfama de mais um regresso à Escola. Tudo muda, nestes dias. As rotinas regressam, há mais trânsito, parece que o Mundo tem um recomeço. Então se é assim, vamos aproveitar para fazer coisas novas. Acaba por existirem mais mudanças neste dia do que na passagem de ano e aí fazemos (...)
08.Set.19

Reflexões do Pai #1

O Pai
Sentimento de culpa?  Quando deixamos os nossos filhos na porta de escola, ficamos com um misto de emoções que variam entre o “faz parte da vida" e o sentimento de culpa por não poder ficar a cuidar deles por mais tempo. Esta semana deixámos a nossa bebé pela primeira vez na escola e o aperto no coração é diário, mesmo com a total confiança que temos na educadora e nas auxiliares, é impossível ficar indiferente a este momento. Ai como eu adorava ficar ali a espreitar como (...)
29.Ago.19

Pai, ser Pai a tempo inteiro é cansativo?

O Pai
Quem gosta de seguir os blogs de família mais conhecidos e vê as fotografias todas bem tiradas, as crianças sempre de sorriso nos lábios e bem vestidas, tem de ter consciência que o que está a ver é o lado bom da parentalidade. Ser Pai e Mãe não é um filme romântico, cheio de coisas bonitas, brincadeiras e felicidade. Ser Pai e Mãe é muito exigente e temos de estar (bem) preparados. Desde o nascimento da nossa bebé que eu e a Mãe nos temos desdobrado para podermos ficar (...)
20.Ago.19

Pai, conta-me uma história tua

O Pai
As viagens de férias podem ser grandes desafios e testes bem exigentes para a paciência dos Pais. O célebre “Já chegamos” ou o “Falta muito para chegarmos”, poucos metros depois de termos iniciado a viagem podem ser fisgadas no cérebro de um Pai também ele desejoso de férias. Pois bem, este ano surgiu-nos a ideia de irmos a contar histórias sobre a nossa infância e adolescência. Eu e a Mãe fomos ao baú das nossas vivências e começamos a relembrar alguns dos (...)