Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

22.Mar.20

Reflexões do Pai #13

O Pai
Porque é que deixamos de dizer bom dia?   Neste isolamento as saídas são muito raras. Vamos comprar o essencial ao supermercado, levar algo em falta aos meus pais ou aos meus sogros e ir à padaria aqui ao lado comprar pão. Cruzo-me com pessoas, poucas sublinhe-se, todas de cabeça baixa quase que a quererem-se afastar porque se vão cruzar com outro ser humano. A recomendação é mantermos as distâncias, mas não temos de deixar de nos saudarmos. Dizer “Bom dia” a mais de 2m (...)
19.Mar.20

Pai, hoje é Dia do Pai e vai ficar tudo bem

O Pai
Hoje é Dia do Pai. É o meu dia mais esperado do ano. Este é também o 10.º Dia do Pai que celebro e de todos é o mais sentido. Nunca a união entre pessoas esteve tão presente como no dia de hoje e nos dias que se seguem. Hoje e mais do que nunca dependemos uns dos outros, numa sociedade que é criticada pelo individualismo, nomeadamente os Pais que estão a criar os filhos em redomas. Parece um paradoxo, mas esta redoma vai acabar por nos salvar. Hoje é o Dia do Pai e eu tenho a (...)
18.Mar.20

Reflexões do Pai #12

O Pai
Teletrabalho com filhos em casa? Missão (quase?) impossível.   Neste novo cenário de vida que estamos a atravessar, tenho visto inúmeras manifestações de apoio ao teletrabalho. Eu sou uma dessas pessoas, contudo se colocarmos os filhos na equação o cenário muda radicalmente. Esta semana com a Mãe ainda dividida entre casa e trabalho, com os miúdos com atividades que os professores enviam, o que é que sobra para o trabalho? Nada. São emails de 2 frases que demoram 10 minutos (...)
15.Mar.20

Pai, nós vamos vencer esta "guerra"

O Pai
AVISO: Nesta história não vão encontrar conselhos médicos ou técnicas milagrosas para combatermos esta pandemia. É apenas o meu relato, o de um Pai a explicar aos filhos o tempo em que vivemos. Estamos em casa e que sorte temos de poder ficar em casa a tratar de nós. Lá fora está uma acalmia surda e muda. Abrimos a janela e o silêncio mete medo. As pessoas que vemos passar na rua estão tristes, olham para o chão e aceleram o passo porque querem chegar a casa. "Estamos em (...)
13.Mar.20

Pai, mereces uma prenda no Dia do Pai

O Pai
Com o grande dia do ano a aproximar-se, começo a tentar perceber se existem movimentações quanto à prenda para o Pai. Brincadeira, claro. O importante para mim é ter a oportunidade nesse dia de passá-lo junto dos meus filhos, as prendinhas vêm em segundo plano…mas quem não gosta de receber um miminho? Eu gosto. Fiz uma espécie de lista de prendas que o Pai gostaria de receber. Nada de muito caro ou extravagante, coisas simbólicas com grande significado, pois aqui aplica-se a (...)
10.Mar.20

Pai, quando é que o corona vírus vai desaparecer?

O Pai
Tudo isto mais parece um filme, daqueles que o Mundo está perto do fim… mas não é. Estamos a viver um período muito desafiante da nossa história e precisamos de dar sinais claros que a humanidade consegue lidar com este problema da melhor forma e em conjunto. Não é uma guerra, não é mais um atentado, não é o agravamento da fome no Mundo, mas quem esteve a dormir nos últimos dias, acordou e ligou a televisão, vai achar que chegamos ao fim ou estamos perto de lá chegar. Se (...)
03.Mar.20

Pai, quem não tem filhos é mais feliz?

O Pai
É de certeza uma das perguntas mais frequentes dos Pais: "Sou mais feliz agora que sou Pai ou quando ainda não o era?".  A resposta que me vem logo à cabeça é que a felicidade é diferente... se isso é possível. Em cada etapa da nossa vida a felicidade apresenta-se de várias maneiras e feitios. Claro que na adolescência eu queria estar com os amigos, jogar futebol e não chatear muito os meus Pais. Depois vêm os amores e desamores, as paixões correspondidas e as que ficam (...)
17.Fev.20

Reflexões do Pai #11

O Pai
Pai, o que é o racismo? É raro ficar sem uma explicação, mas hoje confesso que foi difícil. Ser alvo de descriminação e de insultos só por ter uma cor de pele diferente é algo que, nos dias de hoje, só mostra como partes do nosso Mundo parou no tempo e ficou bem lá atrás na evolução humana. Explicar racismo a um filho que vê toda a gente igual é difícil. Este episódio foi no futebol, mas todos os dias há manifestações deste género e é normal que uma criança que vive (...)
13.Fev.20

Pai, não cabemos os 4 no nosso sofá!

O Pai
A família aumentou, mas o nosso sofá mantém-se o mesmo desde os tempos em que ainda não éramos Pais. Obviamente que isto é um problema, sobretudo de espaço, mas também um problema de saber quem afinal é que manda lá em casa. Querem mesmo saber quem manda? Eu acho que conseguem adivinhar. Há muitos, muitos anos eu e uma linda donzela de cabelos castanhos e sorriso deslumbrante, decidimos que iríamos reunir interesses e adquirir uma casa. Estávamos quase, quase a casar e (...)
13.Fev.20

Reflexões do Pai #10

O Pai
Os nossos filhos andam sempre com pressa.   A mais pequena chora porque não tem paciência para esperar pela próxima bolacha ou pela sopa que esta a aquecer no fogão. O mais velho desespera porque o vídeo demora a carregar porque a internet está lenta ou então bufa porque chegamos mais tarde que o previsto quando o vamos buscar à Escola. Coisas banais, sem dúvida. Mas será que os nossos filhos sofrem da nossa pressa constante? Do nosso stress de vivermos constantemente em luta (...)