Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

27.Dez.18

Pai, quais foram as melhores histórias de 2018?

pai-quais-foram-as-melhores-historias-de-2018.png

O ano de 2018 foi intenso, com tantas vivências e tão marcantes que ficará a minha memória para sempre. Aqui relatei algumas das melhores histórias do ano. Em 2018 a família cresceu em número e em tamanho. Ver o meu filho mais velho a crescer e a demonstrar uma personalidade forte, acompanhar lado a lado uma gravidez cheia de dúvidas e desafios, estar juntinho à Mãe dos meus filhos a dar-lhe todo o meu apoio e finalmente segurar nos braço a minha princesa linda…
 
Aqui ficam as melhores histórias de 2018:
 
JANEIRO
Pai, quero estar contigo todos os dias
Segunda-feira, 4:30 da manhã, levanto-me da cama em silêncio. Em casa estão todos a dormir e eu vou preparar-me para ir trabalhar. Tenho voo para Lisboa às 6:30 para começar uma nova semana de trabalho. Espera-me mais uma (muito) longa semana longe de quem amo mais.
 
 
FEVEREIRO
Pai, tu e a Mãe ainda são namorados?
Na visão da criança, o Pai e a Mãe já não são namorados. Casaram-se e por isso passaram para outro patamar. É frequente ouvir “Pai, ainda andas de mãos dadas com a Mãe, mas vocês já não são namorados!” ou então “Pai, pára de dar beijinhos na boca da Mãe, isso é só para namorados!”.
 
 
MARÇO
Pai, o Dia do Pai pode ser todos os dias?
“Resgatei” o meu filho da escola, visto que já tinha terminado os testes na semana anterior e está quase de férias da Páscoa. “Resgatei” o meu Pai do seu trabalho prometendo-lhe um dia bem passado na companhia do filho e, mais importante, na companhia do neto.
 
 
ABRIL
Pai, hoje é dia de jogo
Sábado, 8 da manhã, em vez de ficarmos a dormir mais umas horinhas para compensar o que dormimos menos durante a semana, estamos prontos para sair de casa. Sim, 8 da manhã e aí vamos nós, hoje é dia de jogo.
 
 
MAIO
Mãe, quero dizer-te uma coisa
Seja ao nascer de mais um dia, quando os olhos custam a abrir, seja ao terminar, quando os mesmos olhos mal se aguentam abertos, aquela palavra sussurrada ao ouvido: "Amo-te meu filho”, diz a Mãe rendida a um amor tão intenso.
 
 
JUNHO
Pai, gostava de ter ido ao vosso casamento
Naquele dia de junho, onde reunimos quem mais gostamos à volta de uma paixão que queríamos que fosse celebrada e partilhada. Aquele dia foi talvez o primeiro dia em que as nossas vidas começaram a concentrar-se numa vontade comum.
 
 
JULHO
Pai, hoje quero ser eu a contar esta história
“Um bebé vai chegar”, disseram-me quase a sussurrar. Fiquei parado uns segundos. Ainda não conseguia acompanhar aquela felicidade porque só pensava nos meus brinquedos e como poderiam ficar todos ainda mais desarrumados.
 
 
AGOSTO
Pai, vai chegar uma princesa!
“Vocês vão ser Pais de uma menina!” disse o médico com muito mais certeza. O mais pequeno, que nos acompanhou nesta consulta, ficou a processar a ideia de ter uma irmã e vai continuar a processar até ela nascer.
 
 
SETEMBRO
Pai, também quero ir ao concerto dos U2
Agora, em 2018, o ano em que vou ser Pai novamente, vou ali estar na plateia a cantar cada verso das músicas que me acompanham há mais de 20 anos e que atravessar a minha vida. Gostava muito de ter a família ali ao lado, seria o cenário perfeito, mas a barriga da Mãe já não permite estas aventuras.
 
 
OUTUBRO
Pai, a melhor grávida do mundo é a minha Mãe
Mas é na mulher que me deu um filho e que está corajosamente à espera de outro que eu concentro todos os dias o meu olhar e o meu pensamento. Se já me conhecem pela forma como descrevo o amor que tenho pelo meu filho, ficam também a conhecer como é esta Mãe que me inspira.
 
 
NOVEMBRO
Pai, eu sou a tua princesa
"Como é possível termos feito algo tão lindo?" Já fiz esta pergunta umas 20 vezes à Mãe e mesmo ela não me sabe responder. Vê-la nascer foi dos momentos mais marcantes da minha vida. Já o tinha sido no primeiro, mas a emoção e todas as sensações faz como se estivessemos ali pela primeira vez.
 
 
DEZEMBRO
Pai, a nossa casa é o nosso castelo
É aqui no nosso castelo que vivemos os tempos mais felizes. Há quem diga que é quando vamos de férias, numa viagem, numa experiência para fora. No nosso caso também, mas os momentos vividos na nossa casa, podem não ser os mais memoráveis, mas são os que nos ajudam a criar o nosso núcleo.
 
 
Em 2019 vou aqui estar para continuar a escrever diretamente do coração, tentando ser racional o mais possível e a descrever toda a experiência que é ser Pai.
 
Gostaria de agradecer a cada uma das milhares de pessoas que passaram aqui pelo blog, que se cruzaram nas redes sociais e ainda aquelas que participaram nas minhas conversas com Pais.
 
O Pai