Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

19.Jun.19

Pai, queres vir comigo ao passeio de final de ano?

pai-queres-vir-comigo-ao-passeio-de-final-de-ano.p

Hoje é o dia do passeio de final do ano letivo do meu filho mais velho. É aquele dia em que Pais e Mães ficam (ainda mais) com o coração nas mãos, a pensar (ainda mais vezes) nos seus filhos. 
 
Este ano fiz questão de ficar e aguardar que as camionetas arrancassem. Nunca percebi bem porque é que esperamos para lhes dizer adeus. São uns meros segundos é certo, mas ficamos melhor, mais descansados por estarmos ali no momento do arranque. 
 

Para além deste momento, fico sempre a pensar que os Pais também poderiam ser convidados a ir. Já sei que as crianças precisam de espaço e blá, blá, blá. Mas eu gostava de ir com eles e desfrutar de um dia diferente, conviver com os amiguinhos, com os professores e auxiliares. Passamos o ano todo a partilhar objetivos em torno das nossas crianças e porque não partilhar um dia em conjunto? 

 
Esta ideia não me surge do nada, nem sequer é original. Recordo-me perfeitamente dos meus passeios de final do ano em que a minha Mãe também ia. Tirava um dia de férias do trabalho e juntava-se a nós assim como outras mães dos meus colegas de turma. Por acaso não me recordo se iam Pais, julgo que não. Era um assunto de Mães, que organizavam o pic-nic num conceito de despique pelo prémio de melhor petisco. As professoras estavam lá no meio e o convívio era muito engraçado. 
 
Não guardo memória se me sentia condicionado pela presença da minha Mãe nos passeios. Claro que cada Mãe queria que os seus filhos fizessem boa figura e não abusassem com a sua presença. Tempo perdido! As crianças no passeio de final do ano estão em êxtase e nenhuma Mãe os segura. 🙂
 
"Ah pois, mas a partir de uma certa idade os teus filhos não te querem por perto!”. Eu sei e é precisamente por isso que eu também quero ir. Nós Pais também vivemos intensamente o ano letivo, acompanhamos tudo a par e passo, vivemos os momentos bons e os menos bons. Ir ao passeio é o ato simbólico de fechar mais um capítulo. É viver uma experiência que, mais ano menos ano, vamos deixar de ser bem-vindos.
 
Hoje, quando estava a dizer adeus ao meu filho na partida para o passeio pensei “Quem me dera ir ali dentro”.. Por acaso não lhe perguntei se queria que eu fosse, desconfio mesmo que ficaria na dúvida, não pela vontade (que eu acredito que era para eu ir), mas por não ser normal acontecer.
 
Para terminar, apenas um pormenor. De facto há 30 anos atrás não me lembro de ver Pais homens nos passeios da Escola, o meu não ia, disso tenho a certeza. Mas hoje, naquele grupinho que ficou à espera das crianças, eles estavam lá e acredito que lá no fundo tinham uma secreta vontade de ir também, assim como eu.
 
O Pai

2 comentários

Comentar post