Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

11.Set.18

Pai, tenho tudo pronto para regressar às aulas

pai-tenho-tudo-pronto-para-regressar-as-aulas.png

O regresso às aulas está aí e é aquela altura em que temos de preparar tudo ao pormenor para nada falte no arranque. É a lista dos materiais, são os manuais, é a roupa que deixou de servir, é o novo horário… Enfim, não bastava as férias terem acabado.

 

Por incrível que pareça, nós cá em casa gostamos desta preparação toda. É um assunto em que todos temos de estar envolvidos. Este ano a Mãe tratou dos materiais e eu tratei dos manuais. Muitos materiais deram para serem reutilizados neste ano e isso é muito bom para a carteira dos Pais.

 
Uma das coisas que não deu para reutilizar foi a mochila. A anterior durou dois anos e já estava pequena para o que o miúdo precisa. É um dos materiais mais importantes, pois para além de servir de arrumação para quase tudo, temos de ter em atenção a forma como é transportada. Sempre tive dúvidas sobre qual seria o modelo mais indicado. A oferta é imensa e aqui não nos podemos deixar influenciar pela estética. É na funcionalidade que deve estar centrada a escolha.
 
Ora, nesta escolha, resolvi pedir ajuda à Elsa Morais, personal trainer e professora, que lida todos os dias com a postura no seu estúdio: o Inspire na Av. da Boavista no Porto. A Elsa até escreveu um artigo bem interessante sobre a escolha das mochilas (pode ler aqui). Fui falar com ela e pedi-lhe um conselho profissional. Como achei a sua explicação fantástica, resolvemos fazer um vídeo em conjunto para partilhar estas dicas com outros Pais. Aqui fica o vídeo completo:
 

 
Mochila, check! Agora passamos aos manuais. Este ano é diferente, a Escola deu um passo em direção ao digital e propôs que os manuais fossem digitais. Cada aluno terá um tablet e será nesse aparelho que farão algumas atividades. Eu sou a favor das tecnologias na educação. Seria um contra-senso para uma geração que nasce já a saber lidar com a tecnologia não a utilizar em prol da educação. É também uma forma de precisamente reduzir o peso nas mochilas e até poupar alguns euros, porque os manuais digitais são mais baratos que os em papel.
 

20180909_210829_0001.png

 
Manuais, check! Falta uma parte muito importante de todo este processo. Etiquetar todos os materiais. Nos anos anteriores compramos etiquetas brancas e escrevemos o nome do nosso filho em tudo o que era material. Passados uns meses essas etiquetas ou tinham desaparecido, estavam pintadas ou tinham ficado escuras. O nome acabou por rapidamente desaparecer. Não nos podemos esquecer da roupa onde as tais etiquetas brancas não funcionam.
 
Numa das minhas pesquisas descobri o site da Ludilabel. Dei uma vista de olhos e todo o processo me parecia bem simples e até lúdico, porque conseguimos personalizar as etiquetas seja com personagens conhecidas como até com imagens de futebol. Estão a ouvir os sininhos nos ouvidos do meu filho? Quando lhe falei em futebol ele veio para o computador e personalizou as suas próprias etiquetas. Em três passos estavam prontas e a encomenda a caminho.
 

20180909_210804_0001.png

 
Material e roupa identificada, check! Ah, já agora, se pretenderem fazer uma encomenda na Ludilabel, utilizem este link, oferece um desconto de 10% na vossa encomenda. A nossa chegou em dois dias, é muito rápido.
 
Fizemos a última verificação dos materiais e tudo estava conforme a lista que a Professora nos mandou. O arranque é literalmente pesado com a mochila dos livros, a caixa com os materiais, a mochila do futebol, a lancheira e claro…a bola de futebol que não pode faltar.
 

IMG_20180911_091759.png

 
Como referi o envolvimento é de todos e com gosto. Eu sou um apaixonado por material de escrita, os blocos, as canetas e talvez por isso incuti este bichinho no meu filho que cuida sempre muito bem de tudo, mas acima de tudo usa sem medo de estragar, afinal para aprender é preciso utilizar as coisas.
 
Vamos entrar num novo ciclo, voltar às rotinas que se perderam nas férias e entrar com o pé direito em mais um ano escolar.
 
Bom ano para todos os alunos e…para os Pais!
 
O Pai